top of page
  • Writer's pictureMárcio Araújo

RMC: A Cilada do Cartão Consignado Que é Uma Dívida Eterna No Contracheque! 💳🚫

Updated: Jan 24


contracheque RMC INSS
Os descontos de RMC são o valor mínimo de uma fatura de Cartão Consignado

E aí, pessoal! 👋 Vamos falar sobre um dos produtos bancários mais traiçoeiros para os consumidores: o cartão de crédito consignado - RMC


Desvendando a Armadilha: Entenda os Riscos

Esse tipo de cartão, geralmente oferecido a aposentados, pensionistas e funcionários públicos, promete a ilusão da comodidade, com a fatura sendo descontada diretamente do benefício ou vencimentos. Teoricamente, os juros deveriam ser menores do que os cartões de crédito convencionais, mas aqui está o "porém".

Contrariando as expectativas, o banco muitas vezes desconta apenas o MÍNIMO da fatura, aplicando os JUROS MAIS ALTOS DO MERCADO sobre o saldo restante.


ISSO TRANSFORMA A DÍVIDA NUMA BOLA DE NEVE IMPAGÁVEL!!



Abuso nas Relações Econômicas

Este é um flagrante caso de abuso nas relações econômicas, uma prática que, infelizmente, é tolerada pelos políticos brasileiros. No entanto, há esperança! Muitas decisões judiciais têm sido favoráveis ao consumidor para compensar essa situação.


A Súmula nº 63 do Tribunal de Justiça de Goiás, por exemplo, considera o cartão de crédito consignado uma ofensa ao Código de Defesa do Consumidor, classificando-o como "impagável devido ao refinanciamento mensal". Ou seja, o poder judiciário reconhece que o cartão consignado - RMC torna-se uma dívida impagável e que, se o consumidor nada fizer, vai continuar pagando PARA SEMPRE!


O Que Fazer Agora Para Tirar o RMC do Meu Contracheque?

A Lei do Consumidor proíbe o envio de produtos não solicitados e determina o dever de informação clara sobre os serviços. Portanto, o banco tem o dever de deixar claro ao consumidor que não se trata de um empréstimo consignado, mas de um saque de um cartão de crédito consignado.


Com base nisso, é possível CANCELAR esse desconto através de uma ação judicial, na qual você poderá fazer prova das irregularidades do seu caso.


PARA ISSO, você deve procurar a orientação de um profissional do direito, um ADVOGADO qualificado e especialista na área bancária, que pode enxergar a melhor saída para seu problema. Portanto, procure um advogado da sua confiança e que saiba trabalhar com causas contra banco, em defesa do devedor. 💪⚖️



259 views0 comments
bottom of page