top of page
  • Writer's pictureMárcio Araújo

O Banco Tomou Meu Carro: E Agora? O Que Fazer? Perdi Tudo O Que Paguei? Tenho Algum Direito?

Updated: Jan 30



Olá, pessoal! 👋 Você já ouviu falar em busca e apreensão de veículo com alienação fiduciária? Esse tema pode parecer complexo, mas estamos aqui para descomplicar e te ajudar a entender seus direitos. Se liga!


O que é busca e apreensão com alienação fiduciária?


A busca e apreensão ocorre quando você atrasou atrasou parcela do financiamento e o banco cansou de esperar.


Na verdade, nesse tipo de garantia, o veículo já é credor (banco) e ele só retoma a posse do bem.


Você provavelmente não sabe, mas normalmente os contratos bancários são cheios de irregularidades, que os bancos exploram e, assim, levam o consumidor à inadimplência.


Depois, eles buscam retomar o bem, jogando toda culpa nos ombros do devedor.


Assim, se você demorar para fazer alguma coisa, o banco pode pedir ao juiz a busca e apreensão do carro. Mas atenção que tem NOVIDADE para 2024.



A recente Lei 14.711/2023 agora possibilita que a busca e apreensão do veículo seja realizada sem que o credor tenha que pedir ao juiz, ou seja, direto no cartório.


Essa novidade torna tudo mais fácil... PARA O BANCO!


Isso quer dizer que se você atrasou as parcelas do financiamento, poderá ter seu carro tomado pelo banco de forma ainda MAIS RÁPIDA.


E Agora, vou perder tudo que paguei até aqui?


Na citação que o devedor recebe do Oficial de Justiça, consta que você tem apenas 5 dias para pagar TUDO que deve, ou seja, todas as parcelas em aberto.


Se não o fizer, terá ainda outros 15 dias para apresentar sua defesa. ATENÇÃO, pois esta será sua última possibilidade de se defender.


Se após isso você não fizer nada, sim, vai perder tudo que pagou até então.


Seu patrimônio está em risco!

Agir agora é crucial! Ao receber a notificação, não deixe para depois. Procure imediatamente os serviços de um Advogado especialista em direito bancário para analisar sua situação e tomar as medidas necessárias. Deixar para depois pode resultar na perda do seu veículo.



Se você não agir agora, vai ficar à pé!


O tempo é seu inimigo nesse momento. As leis são claras, e a demora pode ser prejudicial. Não espere o problema se agravar, tome as rédeas da situação agora! Consulte um advogado especializado para garantir que seus direitos sejam preservados.


Se você está enfrentando essa situação ou conhece alguém que está, você em entrar em contato com um Especialista AGORA pelo Whatsapp.




 

Dr. Márcio Araújo de Jesus, OAB/RJ 234788, é advogado atuante em ações contra bancos e na defesa do devedor em contratos bancários. marcio.araujo@adv.oabrj.org.br

135 views0 comments
bottom of page